sábado, 22 de junho de 2013

O Avestruz

PLANO DE AULA
Crônica - O Avestruz
Público alvo – 5ª, 6ª e 7ª séries. -
Objetivos : Identificar o gênero crônica, comparar  com o conto, despertar o gosto pela leitura, identificar o humor e  aumentar o vocabulário.
Conteúdo : Gênero Crônica e Retextualização.
1ª Etapa – Fazer um levantamento dos conhecimentos prévio dos alunos sobre o gênero textual crônica:
-Quem sabe  dizer três características da crônica? Por que não é um conto? Explique o que é uma narrativa. O que é foco narrativo?
2ª Etapa – Sondagem sobre a ave  “Avestruz”:
-Alguém conhece ?  Já o viu pessoalmente? Conhece seus hábitos alimentares?
3ª Etapa – Leitura pelo professor do texto :
-Levantamento de vocabulário.
-Leitura por um aluno.
4ª Etapa – Recuperação do texto:
-Qual é o foco narrativo? Dê exemplo de trechos que demonstrem o foco narrativo? Em quais lugares aconteceu a narrativa? Cite palavras ou trechos que marcam a passgem do tempo? Quem são os personagens?  O que  foi fazer em Santa Catarina? Quem ele visitou? Por qual motivo esse personagem queria um avestruz? Por que o personagem não podia ter esse animal em sua casa? A narradora tentou resolver o problema? Ela teve exito?  Onde está o humor ? Você gostou dessa crônica?
Avaliação :  Fazer a reescrita dessa crônica ou escrever o que entendeu.
-




Um comentário:

  1. Gostei bastante do seu plano de aula. Vou utilizá-lo com minhas turmas.

    Parabéns, Ivone.
    Como sempre, ajudando bastante!!!

    ResponderExcluir