PLANO DE AULA
Crônica - O Avestruz
Público alvo – 5ª, 6ª e 7ª séries. -Objetivos : Identificar o gênero crônica, comparar com o conto, despertar o gosto pela leitura, identificar o humor e aumentar o vocabulário.
Conteúdo : Gênero Crônica e Retextualização.
1ª Etapa – Fazer um levantamento dos conhecimentos prévio dos alunos sobre o gênero textual crônica:
-Quem sabe dizer três características da crônica? Por que não é um conto? Explique o que é uma narrativa. O que é foco narrativo?
2ª Etapa – Sondagem sobre a ave “Avestruz”:
-Alguém conhece ? Já o viu pessoalmente? Conhece seus hábitos alimentares?
3ª Etapa – Leitura pelo professor do texto :
-Levantamento de vocabulário.
-Leitura por um aluno.
4ª Etapa – Recuperação do texto:
-Qual é o foco narrativo? Dê exemplo de trechos que demonstrem o foco narrativo? Em quais lugares aconteceu a narrativa? Cite palavras ou trechos que marcam a passgem do tempo? Quem são os personagens? O que foi fazer em Santa Catarina? Quem ele visitou? Por qual motivo esse personagem queria um avestruz? Por que o personagem não podia ter esse animal em sua casa? A narradora tentou resolver o problema? Ela teve exito? Onde está o humor ? Você gostou dessa crônica?
Avaliação : Fazer a reescrita dessa crônica ou escrever o que entendeu.
-
Gostei bastante do seu plano de aula. Vou utilizá-lo com minhas turmas.
ResponderExcluirParabéns, Ivone.
Como sempre, ajudando bastante!!!