PLANO DE AULA
Crônica - Meu Primeiro Beijo
Antônio Barreto
Público alvo – 5ª, 6ª e 7ª séries. –
Objetivos : Identificar o gênero crônica, comparar com o conto, despertar o gosto pela leitura, identificar o humor e aumentar o vocabulário.
Conteúdo : Gênero Crônica e Retextualização.
1ª Etapa – Fazer um levantamento dos conhecimentos prévio dos alunos sobre o gênero textual crônica:
-Quem sabe dizer três características da crônica? Por que não é um conto? Explique o que é uma narrativa. O que é foco narrativo?
2ª Etapa – Sondagem sobre a narrativa da crônica. Vocês conhecem alguma crônica ? Conte o enredo .
3ª Etapa – Leitura pelo professor do texto :
-Levantamento de vocabulário.
-Leitura por um aluno.
-Vocês conhecem outro gênero textual que a história é semelhante? Qual?
4ª Etapa – Recuperação do texto:
-Qual é o foco narrativo? Dê exemplo de trechos que demonstrem o foco narrativo? Em quais lugares aconteceu à narrativa? Quem são os personagens? O que o personagem narrador pensa a respeito do rapaz? O que chamava sua atenção? Por que ela o chama de Cultura Inútil e de outros apelidos? Quais sentimentos essa pessoa despertava no narrador? Por que ela decidiu dar uma chance ? Que recordação ficou em sua mente? Onde está o humor ? Mostre algumas palavras ou trechos que demonstrem a passagem do tempo. Você gostou dessa crônica?
4ª Etapa – Pedir uma pesquisa sobre o autor.
Avaliação : Fazer a reescrita dessa crônica ou escrever o que entendeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário